Conhecer a nossa costa em profundidade

 In The Network, Activities

ECOALGA, um mundo por descobrir no fundo do oceano

Mergulho
O pai era oficial da Marinha e tudo indicava que este associado das Casas Brancas também o seria mas “a vida dá muitas voltas, e acabei por ir parar a Évora, à faculdade” conta Joaquim Parrinha. Foi aqui, nos tempos de estudante, que teve a ideia de produzir biomassa no oceano, um método sustentado de agricultura subaquática baseado nas algas marinhas. “Eu gosto muito do mar e como na altura, em 1997, não havia quase ninguém em Portugal que dominasse o tema da biomassa, decidi aventurar-me”, explica. Partindo do objectivo inicial, de cariz mais comercial, logo os caminhos se tornaram mais amplos e novas investigações e aplicações surgiram.

A ideia de Joaquim Parrinha consistia basicamente em criar algas, como se de milho, trigo ou qualquer outro cereal se tratasse. A ousadia valeu-lhe um prémio que serviu para arrancar com o projecto e assim nasceu o Centro de Mergulho Ecolaga, no ano 2000, em Porto Covo. “Durante estes 10 anos fomos uma dupla imbatível, eu tratava de tudo debaixo de água, e a Marta, a minha mulher, era a responsável pelo leme dos barcos”, recorda divertido. Com uma vertente de serviços focada na gestão ecológica dos ecossistemas, o aproveitamento do potencial turístico foi uma das mais valias que este casal soube aproveitar para criar um novo modelo para o seu negócio.

[blockquote author=”Joaquim Parrinha ” pull=”pullright”]Durante estes 10 anos fomos uma dupla imbatível, eu tratava de tudo debaixo de água, e a Marta, a minha mulher, era a responsável pelo leme dos barcos.[/blockquote]

Hoje, a Ecoalga é o Centro de Mergulho por excelência da Costa Alentejana e Vicentina. É de tal forma que quando Carminho cá passou este Verão foi em Joaquim Parrinha que a fadista confiou para fazer SnorkWalk. Uma deliciosa actividade que pode fazer com a Ecoalga. Se gosta de conhecer misteriosos cantinhos que normalmente pertencem ao gigante azul, esta é a actividade certa para si. Com a maré baixa e conduzido por quem conhece a costa, como é o caso de Joaquim, este será seguramente um passeio inesquecível!

E é mais uma informação que lhe damos para uma escapadinha até à Costa Alentejana, conhecendo a Ecoalga em Porto Covo.

Mais informações em ecoalga.­casasbrancas.­pt
Recommended Posts