Turismo Criativo, uma primeira abordagem

 In Creative Tourism

Traçar caminhos para um conceito ainda recente

T urismo Criativo nada mais é do que pensar o sector de forma inovadora, fora dos padrões convencionais e dos velhos conceitos. Como actividade económica, todos devem ganhar: empresários, agentes, operadores, órgãos de turismo, cidades, regiões e, principalmente, os turistas.

Partimos da premissa que cidades e regiões criativas atraem mais turistas e negócios. Sem contar com os investimentos, a beleza, o movimento e a visibilidade. E quando falamos em cidades ou regiões criativas não estamos a fazer referência apenas àquelas que têm na economia criativa os seus principais trunfos.

Mas também regiões que pensam e planejam o turismo de forma inovadora e criativa continuamente. Sejam nos seus produtos, destinos, equipamentos, histórias, arquitetura, festas, cuidado com o meio ambiente, cultura, enfim tudo que possa trazer inovação para todos os sectores e de forma constante à região. Afinal a criatividade pode estar presente em qualquer lugar, até onde menos se espera como pousadas em rochas na Capadoccia, restaurante envolto a ruínas Incas no Equador e hotéis de gelo no Canadá onde o turista dorme literalmente com temperaturas negativas.

Vamos mais longe. Queremos mostrar que qualquer cidade, região, hotel, produto ou profissional de turismo pode, se beneficiar de acções e projectos criativos para o desenvolvimento do sector, atrair turistas e gerar receitas.

O primeiro passo é a descoberta das origens e da essência muitas vezes apagada ou esquecida. Saber onde estão a autenticidade e os diferenciais criativos de uma cidade ou de um simples produto ou projecto turístico. Onde está a referência criativa mais óbvia que em muitos casos não é vista. Quais são as histórias que descrevem uma região, ou um hotel. Como se pode vender um pacote turístico de forma criativa. Ou seja, não existe um ingrediente único ou uma resposta específica que possa explicar de que maneira o turismo criativo se pode manifestar. É preciso ter ideias e coragem para inovar.
ESCOLA DE CRIATIVIDADE – CURITIBA – BRASIL

Recommended Posts