Petiscos e boa disposição numa praia fascinante
Restaurante da Praia a “bombar” em Aljezur
D inamismo não lhes falta, basta acompanhar a página no Facebook deste nosso associado para ter a noção da sua actividade diária, num lugar que é por si um privilégio.Situado sobre a praia da Arrifana, a dez minutos de Aljezur, o Restaurante da Praia tem um menu cheio dos sabores característicos da Costa Vicentina. A decoração é simples e a vista deslumbrante, com uma das praias mais emblemáticas da região a servir de cenário à esplanada, num convite aos dias longos passados entre o mar e o prazer de sentar à mesa ainda com areia nos pés.
Já passou mais de uma década desde que o João Pedro iniciou a exploração do restaurante e dessa tempo resultou uma experiência que chega a todos os gostos. Com um atendimento personalizado, a aposta é clara: qualidade e frescura dos produtos; rapidez e simpatia do serviço.
Os petiscos são um convite irrecusável para iniciar a refeição. Dos típicos percebes às saladinhas de polvo ou de bacalhau com grão e ovas, ou o tradicional polvo suado com batata doce, sem esquecer as morcelas da região, as surpresas são muitas. Depois há o peixe fresco, pescado no mar mesmo ao lado, as massas de peixe ou o arroz de polvo, mas também com picanha na grelha, a especialidade da casa, servida com “tudo aquilo a que temos direito”.
Para refeições mais leves, há uma selecção de saladas frias e pratos vegetarianos, dos quais se destacam as massas e o arroz integral com vegetais salteados. E aquelas coisas que se comem na hora: sandes, crepes, tostas, sumos naturais, e os batidos energéticos, como o açaí na tijela, com banana, grânola e mel, completam a carta e são a opção ideal para uma refeição rápida entre um mergulho no mar ou uma aula de surf. Mas para combater o calor, nada melhor do que sangria da casa e, para a boa disposição, a imperdoável caipirinha.
Se gosta de passerar e para uma vista mais abrangente sobre esta imponente linha de costa, sugerimos um passeio até à fortaleza da Arrifana, de onde se avista a mítica Pedra da Agulha, o portinho de pesca artesanal, e ao longe o areal e o Pontal da Carrapateira.
Já ficou com a imagem, agora basta colocar tudo no seu mapa virtual e pensar que fica ali para os lados de Aljezur, a vila que é o cartão de visita do Algarve para quem passa a fronteira do Alentejo. O local, repetimos, chama-se praia da Arrifana, é só o que precisa de se preocupar. A partir daí o João Pedro e a sua equipa – e o mar, claro! – tratam de si.