As Casas Brancas participam em acção de promoção do Alentejo no Brasil

 In Featured, News

A missão foi organizada pela Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo (ARPTA) e conta nas suas fileiras com a Associação Casas Brancas e outras entidades da área do turismo; juntos vão percorrer o Brasil numa acção de promoção sob o lema "Descubra o Alentejo", que acontecerá entre os dias 9 e 16 de Abril.

A

iniciativa desembarcou na cidade de São Paulo nesta quinta-feira e prolonga-se por mais oito dias, visitando cinco capitais de estado brasileiras. Levando o nome do Alentejo a paragens bem longínquas esta acção procura dar resposta a uma afluência cada vez maior de turistas brasileiros a esta região portuguesa.

A missão empresarial é constituída por 12 empresas e organizações que iniciaram este roadshow na capital paulista, com uma acção no Consulado de Portugal para cerca de 50 participantes, e que vai ainda passar pelo Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Fortaleza.

De acordo com Vítor Silva, presidente da ARPTA, “o mercado brasileiro tem vindo a afirmar-se como um dos mais importantes para a região, com uma procura crescente pelos produtos de turismo cultural e enogastronómico”. Os últimos dados do INE, referentes ao primeiro mês de 2015, revelam que o número de hóspedes brasileiros registou uma evolução positiva em Janeiro de 7,4% e de 5,7% ao nível das dormidas, em relação ao mesmo período no ano transacto.

A missão, apoiada por fundos comunitários, tem por objectivo “dar a conhecer aos empresários brasileiros, jornalistas e opinion-makers, o Alentejo e os produtos das empresas turísticas que aqui intervêm, capacitando os operadores de tours e agentes de viagens para a comercialização deste destino”.

Com uma estratégia que passa sempre pela capital do país, como ponto de partida, o responsável pela agência de promoção referiu que o Alentejo possui uma grande oferta para o turista, salientando a sua cultura vínica, as suas praias e a gastronomia. Para além disso “a autenticidade e a qualidade definem o nosso destino”, afirmou Vítor Silva aos jornalistas do país canarinho, que conta com o maior número de falantes de português em todo o mundo.

Para além da associação Casas Brancas, a comitiva integra empresas e organizações sediadas ou com fortes ligações a esta região, como a Casa do Terreiro do Poço, a Herdade da Malhadinha Nova, as Pousadas de Portugal, o Hotel Torre de Palma, a Vila Galé Hotéis, a Argon Travel, a Dtour, o Restaurante Café Alentejo, a Live Love Ride Portugal, a Luxury On Two Wheels e a Sado Arrábida.

Este périplo prossegue amanhã no Rio de Janeiro, seguindo para Belo Horizonte, no dia 13, e para Brasília e Fortaleza, nos dias seguintes. No total a comitiva terá encontro marcado com mais de 200 elementos ligados à àrea do turismo.

Missão vai ao encontro do crescente número de turistas brasileiros no Alentejo
Missão vai ao encontro do crescente número de turistas brasileiros no Alentejo

“O Brasil é o terceiro país que mais visita o Alentejo, à frente de países vizinhos de Portugal. Isso explica-se muito pela proximidade e identificação que os dois povos têm entre si”, afirmou hoje Vítor Silva (na foto), presidente da ARPTA. Sendo o mercado paulista o maior representante nesta equação, a região alentejana espera chegar mais longe e “o mesmo deverá ser confirmado com a adesão de outros mercados à oferta turística que temos”, declarou. Perante uma plateia de elementos ligados ao turismo, o responsável pela promoção do Alentejo salientou ainda que “a Agência tem vindo a apostar forte na promoção no Brasil, através de vários convites aos principais órgãos de comunicação social brasileiros que visitaram o Alentejo, dando-lhe grande visibilidade mediática”. Em 2014, o turismo do Alentejo registou um crescimento de 25%, com uma receita turística de cerca de 250 milhões de euros.

brasil_filipa_curto
Filipa Curto, Directora Executiva da Associação Casas Brancas, acompanha esta acção empresarial de promoção do Alentejo no Brasil
Recommended Posts