QUEM SOMOS
O Conceito
região da costa alentejana e barlavento algarvio, ocupada na sua grande parte pelo Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina , é sem dúvida uma das maiores riquezas do turismo ecológico e rural em Portugal, cada vez mais procurada também pelos estrangeiros mais atentos.
As Casas Brancas surgem da necessidade de organizar, numa oferta integrada e seleccionada, os bons exemplos de iniciativas turísticas da região. Com preocupação em representar os vários tipos de oferta existente, esta rede integra alojamentos rurais, restaurantes e actividades de natureza numa oferta diversificada, pautando-se por critérios de qualidade exigentes, e zelando pelo respeito e satisfação integral do cliente e pela promoção da qualidade turística da região.
O desenvolvimento sustentado da região é o objectivo último desta associação sem fins lucrativos, identificando o turismo de qualidade como uma forma de compatibilizar a manutenção da identidade local, nas suas vertentes cultural, ecológica e paisagística e a abertura ao desenvolvimento e renovação da
região e da população.
Neste quadro, os Associados Casas Brancas, anfitriões responsáveis e dedicados a esta Missão, decidiram em 2014, através do conceito de Turismo Criativo * , assumir o desafio de encontrar formas mais envolventes, especializadas e integradas de levar o Turista a usufruir da identidade da região do SW em todas as suas vertentes – patrimonial, cultural, ecológica e paisagística – com o objetivo de trazer beneficios não só às comunidades, mas também aos indivíduos que partilham a sua experiência, conhecimentos e entusiasmo e aos visitantes da região que participam nas experiências criativas.
Assim, numa parceria estratégica com os diversos atores culturais da Região do Sudoeste de Portugal, a Rede Casas Brancas pretende criar, através de uma oferta estruturada e em parceria estratégica com os diversos agentes das comunidades locais do território onde atuam, condições para proporcionar ao seu visitante vivências cultural e socialmente envolventes e inovadoras que de outro modo não teriam acesso.
* “Creative tourism is travel directed toward an engaged and authentic experience, with participative learning in the arts, heritage or special character of a place, and it provides a connection with those who reside in this place and create this living culture.” (UNESCO, 2006)
Garantia de Qualidade
Manual de Qualidade Casas Brancas é um instrumento fundamental de compromisso de qualidade, especificando critérios indispensáveis e outros preferenciais para os alojamentos, restaurantes, e actividades, respeitando sempre as suas diferenças, que tanto valorizam esta rede.
De facto, pretende-se impulsionar a qualidade no turismo da região apoiando todas as boas iniciativas de quem sabe e gosta de receber, muitas vezes de menor dimensão e impulsionadas por gente local, e não
seguir uma perspectiva meramente comercial de receita fácil, premiando apenas os que estão melhor preparados.
Para a garantia de respeito dos princípios da Carta de Qualidade, a Comissão de Controlo de Qualidade recorre a visitas regulares e outros instrumentos importantes. Neste sentido conta ainda com o indispensável contributo dos nossos clientes, partilhando connosco as suas experiências nas Casas Brancas, ou mesmo alguns comentários sobre o sector e esta vasta região.

A Associação
endo nascido em 2002 com 10 alojamentos, as Casas Brancas – Associação de Turismo de Qualidade do Litoral Alentejano e Costa Vicentina conta hoje com 52 sócios, incluindo restaurantes e animação turística.
Distante de objectivos lucrativos, a Associação Casas
Brancas encontra-se no entanto muito perto de uma situação de auto-sustentabilidade, o que a coloca num plano privilegiado de independência e foco no seu objectivo principal.
A Associação Casas Brancas tem sede em Odemira, no Centro de Dinamização Associativa do Concelho de
Odemira – CEDIA, onde funciona o escritório e onde nos poderá encontrar diariamente.
Sendo os seus sócios fundadores sobretudo do Litoral Alentejano, as Casas Brancas estão abertas a promotores localizados de Sagres até Grândola, passando pela Serra de Monchique.
Num território onde a Natureza surge em todo o seu esplendor, pode encontrar no campo ou em pequenas aldeias uma grande variedade de alojamentos onde ficar.
A gastronomia é o ponto forte de todo o Alentejo. Aqui com a frescura do mar unida a uma tradição secular temos a união perfeita.
Deixe aqui as suas sugestões e os seus comentários
O campo de acção é a Natureza, com uma vasta oferta. Passeios de barco ou de burro, surf, massagens, oficinas de arte, venha e escolha.