FAQ
Os candidatos a entrar nas Casas Brancas são avaliados a partir da Carta de Qualidade aplicada aosalojamentos, restaurantes e actividades. Depois de o empreendimento integrar a Associação, aComissão de Controlo de Qualidade das Casas Brancas garante o cumprimento futuro daquela carta, através de visitas periódicas e análise dos comentários dos clientes.
Para além das normais ferramentas legais para casos mais graves, como o livro de reclamações do estabelecimento ou os serviços da DECO, as Casas Brancas agradecem que nos comunique a sua experiência, que será analisada pela Direcção e pela Comissão de Controlo de Qualidade.
Os preços apresentados são por noite e por casa, ou quarto com pequeno-almoço, pelo que o número de pessoas incluído no preço depende da capacidade da casa ou quarto. Em alguns casos, aplica-se uma taxa por cama extra.
Nem todos os preços incluem pequeno-almoço, já que em muitos casos, as casas dispõem de cozinha, onde poderá confeccionar as suas refeições. Geralmente, o aluguer de quartos pressupõe o serviço de pequeno-almoço, mas nesses casos essa informação vem sempre indicada junto do preço.
Embora todas as casas o desejem fazer, nem todas têm as condições necessárias ao seu acolhimento mais conveniente. Sugerimos que entre na nossa pesquisa avançada e procure por este critério.
As regras de funcionamento são definidas por cada casa, pelo que deverá entrar em contacto com os seus proprietários para mais esclarecimentos. No entanto, e apenas para questões omissas, deve consultar as Condições Gerais de funcionamento das casas.
Para mais informações sobre os alojamentos, restaurantes e actividades, deverá contactar os seus proprietários directamente; para esclarecimentos sobre a Associação, por favor entre em contacto com a Direcção das Casas Brancas.
Neste site tentamos reunir todas as informações que julgamos serem pertinentes na sua escolha, e temos algumas ferramentas que o podem ajudar, como a pesquisa por critérios, o mapa de localização ou o resumo de todas as casas, restaurantes e actividades, para além de uma descrição pormenorizada de cada alojamento, restaurante e actividade, suas características, serviços adicionais, actividades disponíveis, preços, fotografias e contactos. Propomos-lhe que navegue pelo nosso site e muito provavelmente encontrará a resposta que procura. Caso contrário, poderá entrar em contacto directo com os proprietários das casas, restaurantes e actividades, que estarão à sua disposição para lhe prestar.
Ter uma bonita casa para alugar pode não ser suficiente para aderir à Associação. Existem diversos critérios de base, para além dos previstos na Carta de Qualidade, como:
• Espaço e envolvente privilegiados (arquitectura, decoração, arranjos exteriores, vista, etc.);
• Cariz familiar (dimensão reduzida, atendimento personalizado);
• Todas as construções com licença municipal;
• Actividade turística licenciada.
Recomendamos uma leitura atenta dos separadores Quem Somos e Aderir à Associação.
Poderá preencher o formulário de adesão dos alojamentos, e encaminhar para a Associação, ou contactar directamente a Direcção das Casas Brancas, enviando-nos a sua mensagem e contactos.
O site das Casas Brancas é apenas mais uma ferramenta de que a associação dispõe para servir os interesses dos associados e dos seus clientes.
Entrar no site é o resultado de um processo de conhecimento mútuo e comprometimento das regras e objectivos da Associação, que conta com todos os membros para a sua afirmação e desenvolvimento.
Aliado ao interesse dos membros e da Associação, surge a defesa da região, no sentido do seu desenvolvimento sustentado e preservação da sua cultura, biodiversidade, paisagem e identidade.
As regras da Associação constam dos seus Estatutos e Regulamento Interno, e as Jóias e Quotas são fixadas pela Assembleia-geral, dependendo de factores vários, como a natureza e dimensão do empreendimento, e podem sofrer alterações por determinação daquela.
Se estiver interessado em aderir às Casas Brancas ou quiser obter mais informações, consulte o separador Quem Somos, e poderá também contactar a Direcção ou enviar-nos o formulário de pedido de adesão dos restaurantes.
Neste momento, a Associação está aberta apenas a empreendimentos com as construções devidamente licenciadas e o processo de licenciamento da actividade concluído, ou em fase de conclusão. Significa que não damos apoio técnico na concepção de projectos, mas estamos disponíveis para trocar algumas impressões no interesse do turismo da região.
Poderá contactar a Direcção enviando-nos a sua mensagem e contactos.
Para questões de financiamento, sugerimos que contacte o IAPMEI, ou o Turismo de Portugal, ambos de âmbito nacional e, a nível local, a Associação de Desenvolvimento do Litoral Alentejano, para o Litoral Alentejano, ou a Associação Vicentina, para a Costa Vicentina, bem como o Gabinete de apoio ao empresário do respectivo Município.